quarta-feira, 17 de março de 2010

orações para bobby (prayer for bobby)

Eu não posso deixar que ninguém saiba que eu não sou hétero. Isso seria tão humilhante. Meus amigos iriam me odiar, com certeza. Eles poderiam até me bater. Na minha família, já ouvi várias vezes eles falando que odeiam os gays, que Deus odeia os gays também. Isso realmente me apavora quando escuto minha família falando desse jeito, porque eles estão realmente falando de mim… Às vezes eu gostaria de desaparecer da face da Terra.”
Essas palavras reais de desespero foram escritas por um guri de 16 anos em seu diário. E essa história virou um filme (Orações para Bobby – 2009).



Sinopse: Este é um filme baseado na história verídica de um jovem homossexual, que aos 20 anos suicida-se.A sua mãe, “Mary Griffith”, interpretada por Sigourney Weaver, a senhora dos ELIEN, sabedora da sexualidade do filho acredita “curar” o filho com base na religião e terapias, para quatro anos depois (1979) Bobby lançar-se de uma ponte.Um filme intenso, dramático, e que espelha ainda hoje a realidade de muitos jovens no mundo.Originalmente feito para TV sendo exibido na noite que antecedia o Oscar, o filme é um dos fortes concorrentes aos prêmios de filmes para televisão.O filme conta com uma boa nota no IMDB e tem uma emocionante atuação de Sigourney Weaver que andava meio sumida.



Elenco:
Sigourney Weaver ... Mary Griffith
Henry Czerny ... Robert Griffith
Ryan Kelley ... Bobby Griffith
Dan Butler ... Reverend Whitsell
Austin Nichols ... Ed Griffith
Carly Schroeder ... Joy Griffith
Shannon Eagen ... Nancy Griffith
Scott Bailey ... David
Rebecca Louise Miller ... Jeanette
Anna Badalamenti ... Michelle
(...)

Um filme extremamente emocionante. Trazendo a tona a homofobia religiosa de fanáticos que interpretam a palavra de Deus de forma errônea, pois é exatamente esse o fato. A bíblia e interpretada de forma errada muitas vezes, pois se a finalidade da palavra de Deus é somente com o objetivo de aplicar o amor, então porque muitas pessoas extraem apenas o ódio dela? A explicação é a má interpretação do livro sagrado. E de certa forma a bíblia também tinha o propósito de aplicar a cidadania na época em que foi escrita, com a intenção de manter as pessoas com as rédeas curtas e de facilmente evitar o caos.

Um dia alguém me disse uma verdade relevante para a defesa pessoal de homossexuais contra a homofobia religiosa. “Se você ler a bíblia, ela própria te ensina a se defender” e este filme alem de esclarecer muitas duvidas sobre o assunto também ajuda a nós homossexuais contra atacar as atitudes desses religiosos sem escrúpulos.

Filme baseado no livro homônimo publicado pelo jornalista Leroy Aarons, em 1995, que é fundador do National Lesbian and Gay Journalists Association conta a historia real de Bobby Griffith, cuja mãe convencida que a palavra de Deus diz claramente que ser homossexual é um pecado, submeti o filho a tratamentos humilhantes levando-o ao suicídio.



O filme foi feito para a TV americana e estreou há quase um ano. Nem sequer foi aos cinemas e tão pouco chegou ao Brasil. Mas é fácil achar a versão legendada para download na internet.
((•)) Ouça este post

0 comentários:

Postar um comentário